Os fãs do frio podem comemorar: a Epagri/Ciram emitiu um alerta sobre a possibilidade de neve na Serra neste  fim de semana em Santa Catarina.

A chance existe porque uma massa de ar frio deve se deslocar da Argentina para o interior do Brasil, o que pode diminuir muito as temperaturas a partir de sábado, dia 19. Há também a possibilidade da formação de um ciclone perto da Costa de Santa Catarinae que pode trazer a umidade necessária para a precipitação dos flocos de neve.

Até sexta-feira teremos chuva mal distribuída e temperaturas mais amenas. No sábado e domingo haverá um declínio acentuado na temperatura, tempo úmido e condição de chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões.

A Defesa Civil e a Epagri/Ciram monitoram todo o  Litoral de Santa Catarina e Litoral Norte do Rio Grande do Sul ,porque se o cliclone se formar perto das costas dos dois Estados poderá ter fortes rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h em alguns momentos, nestas regiões.

O modelo GFS (Global Forecast System) projeta rajadas de 93 km/h em Laguna/SC, 71 km/h em Torres/RS e 90 km/h em Garopaba/SC. Além das fortes rajadas de vento, a ressaca poderá provocar possíveis problemas na costa dos dois Estados.

O modelo segue mantendo um cenário com ondas de até 6.3 metros na praia de Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, mas também ondas de 6.2 metros em Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

A meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, frisa que são projeções de modelos que vem indicando um cenário crítico para o Estado, mas que pode mudar a qualquer momento e não ocorrer neve na Serra nem os ventos fortes no Litoral, apenas frio intenso e muita chuva em todo Estado.

AVISO 2

                   

Atenção: declínio acentuado de temperatura

Início: 19/05/2018 às 15:00h

Fim: 20/05/2018 às 08:00h

Regiões: Todas.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. Nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mínima em torno de 2°C a 5°C nesse período. Entre a noite do dia 19/05 e manhã do dia 20/05, a combinação do frio e umidade favorecem pequena chance de neve na serra catarinense (Planalto Sul), e de geada isolada no Oeste.

Sistema: avanço de uma massa de ar frio de origem polar e intensificação de um ciclone extratropical entre o litoral de SC e RS.

Fonte: Notisul e EPAGRI