O Espaço Cultural Willy Zumblick, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), recebe a mostra conjunta de fotografia e cerâmica, de Stelio Gostisa e Marcia Besouchet Gostisa. Com o tema “Mãe Terra”, a ideia dos expositores é representar elementos da natureza sob uma visão artística através de lentes — a arte da fotografia — e da argila. Com entrada gratuita, a visitação estará aberta de 15 de maio a 1 de junho, das 9 às 19 horas, no hall do TCE/SC.

“As matérias-primas, imagens e barro, foram captadas na região de Rancho Queimado, e revelam um pouco da beleza da serra catarinense”, conta Stelio Gostisa. Ele explicou que as fotos e as peças de cerâmica têm uma ligação entre si, seja num pequeno detalhe ou numa representação macro da cena real.

Stelio, na produção fotográfica, tem como objetivo registrar diversos aspectos da natureza em suas apresentações originais ou por ele interpretadas. Para isso, utiliza recursos de edição e variadas formas de impressão em Canvas e “Fine Art”. A série, com quinze imagens, mostra, através de questões intrínsecas relacionadas à luz, árvores, troncos, raízes e folhas.

Já nos dezesseis trabalhos escultóricos e de modelagem, com cores diferenciadas e formas tridimensionais, Márcia emprega diferentes tipos de argila associadas a várias técnicas de acabamento — esmalte, cera e tinta plástica. A artista explica que para a queima das peças foram utilizados forno elétrico — queima e oxidação — e a técnica de Raku, na qual a peça é retirada do forno ainda incandescente e, com fumaça e água fria, resulta em um elemento único com aspecto craquelado. “A temática escolhida expressa o gosto pela observação da natureza e a admiração pelo meio ambiente”, revelou a artística plástica ao falar da inspiração para o processo de criação.

O Espaço Cultural Willy Zumblick foi criado, em 2014, com o objetivo de contribuir para a disseminação da cultura na sociedade e aproximar o cidadão de artistas, escritores, historiadores e outras manifestações culturais. Seu uso está regulamentado pela Portaria TC-0619/2014. As solicitações deverão ser feitas via ofício endereçado ao presidente do TCE/SC, por meio do e-mail amilitar@tce.sc.gov.br.

 

Os artistas:

Stelio Gostisa

– Fotografa há mais de 40 anos, já tendo sido membro do Foto Cine Clube Gaúcho (FCCG);

– premiado por equipe em dois concursos Nikon e, individualmente, em um concurso Funarte;

– apresentou a exposição “Santa Catarina In Natura”, na galeria BRDE, em 2016;

– frequentou, recentemente, cursos de aperfeiçoamento no Instituto Português de Fotografia, em Lisboa, Portugal.

 

Marcia Besouchet Gostisa

– Dedica-se, há cinco anos, ao estudo da atividade cerâmica, notadamente escultórica e de modelagem ;

– utiliza diversas técnicas tanto de confecção das peças quanto de queimas e acabamentos, tais como Raku tradicional, Obvara, Naked Raku, Neriage e outros;

– frequentou alguns ateliers em Florianópolis;

– em 2016, participou de cursos e workshops em Roma, Itália (atelier L’albero di Terracotta);

-em 2017, frequentou e desenvolveu pesquisas junto aos ateliers Caulino e Sedimento, em Lisboa, Portugal;

– desenvolve, atualmente, suas atividades com a ceramista Carmen Lucia Stein, em Sambaqui, Norte da Ilha de Santa Catarina, e em seu atelier em Rancho Queimado, Grande Florianópolis.