Solstício de Inverno é um fenômeno da astronomia que marca o início do Inverno. Tendo como referência o Hemisfério Sul, o solstício de inverno é o instante em que o Hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

O termo solstício tem a sua origem no latim solstitius que significa “ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar”. Consiste em sol + sistere que significa “parado”.

No solstício de Inverno acontece o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa do ano, em termos de iluminação por parte do Sol.

O solstício acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a estes acontecimentos a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios do planeta Terra.

Solstício de Inverno no Hemisfério Sul

Quando os países do Hemisfério Sul, como é o caso do Brasil, estão passando pelo Solstício de Inverno, os países do Hemisfério Norte estão passando pelo fenômeno contrário: o Solstício de Verão.

Assim, são fenômenos que acontecem em momentos opostos, dependendo do hemisfério em que um determinado país se encontra. Por esse motivo, quando é Inverno no Brasil (Hemisfério Sul), é Verão em Portugal (Hemisfério Norte) e vice-versa.

Solstício de Inverno em 2019

No Hemisfério Sul o Solstício de Inverno de 2019 vai acontecer no dia 21 de junho às 15:54.