sicred
Unifique

A situação de estiagem teve uma melhora significativa em Santa Catarina devido ao volume de chuva considerável nos últimos três meses. É o que aponta o nono Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado. Porém, algumas cidades ainda enfrentam algum tipo de problema no abastecimento impactado pelo tempo seco.

Confira o boletim na íntegra aqui

Conforme dados estudados entre 285 cidades catarinenses, é possível destacar que Santa Catarina tem 221 cidades em estado de normalidade, 55 em estado de atenção, seis em alerta e três em estado crítico. Isso demonstra que o período ainda delicado no estado, já que registra falta de chuva por longos períodos desde 2019.

A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt comenta que embora a situação tenha melhorado, o período é delicado para alguns municípios que se encontram ainda em estado de alerta e crítico. “Iremos continuar monitorando a situação dos municípios visando o acompanhamento das ações preventivas que estão sendo adotadas para minimizar a ocorrência de desabastecimento frente à escassez hídrica”, afirma.

Para o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Leonardo Ferreira, as informações apresentadas nos boletins confirmam a importância do monitoramento constante dos recursos hídricos. “Os dados atuais do boletim traduzem uma condição de melhora significativa no número de municípios atingidos, assim como uma boa perspectiva de manutenção das chuvas bem distribuídas. No entanto, cabe ainda ressaltar a necessidade da consciência pelo uso da água”, frisa.

O estudo de monitoramento, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e outras agências reguladoras do Estado, tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica catarinense.

Previsão

Para o próximo trimestre, a previsão é de continuidade de médias a poucas chuvas, mantendo a normalização do abastecimento urbano. No entanto, devido à condição hidrológica dos cursos d’água, é possível indicar a permanência da estiagem prolongada em Santa Catarina por conta da necessidade de uma maior distribuição e volume de chuvas.

Mais informações para a imprensa
Flávia Grechi
Assessoria de Comunicação