Giuliandres, Coutinho, Piter e Fernando - Pessoas que divulgam as verdadeiras temperaturas em São Joaquim

São Joaquim está na lista de uma das cidades mais frias do Brasil. Hoje existem  algumas estações meteorológicas da EPAGRI, que estão localizadas na sede do instituto e não marcam as temperaturas dos locais mais frios no município.

 

Para mostrar que São Joaquim REGISTRA VALORES BEM MAIS BAIXOS, o jovem Fernando Keiser, instalou várias estações em pontos considerados mais frios, mostrando O QUANTO É BAIXA A TEMPERATURA EM NOITES CALMAS na cidade E INTERIOR.

 

Em conversa com Fernando Keiser, ele explica que tem um amor incondicional pela Serra Catarinense, pela gastronomia e pelas paisagens que encantam os visitantes. Fernando explica que colocou as estações porque observou que havia uma discrepância muito grande pelo que a EPAGRI divulgava e o que de fato acontecia, onde as temperaturas em São Joaquim não tinham o devido registro.  “A diferença de dados das estações da EPAGRI para as minhas é muito grande, um exemplo, nas minhas enquanto marcavam –1ºC, na EPAGRI estava 3 A 6 graus A MAIS EM NOITES CALMAS, então era uma diferença muito grande no mesmo município” explica Fernando, NÃO RARO ESTAS DIFERENÇAS SÃO ACENTUADAS, HOJE POR EXEMPLO REGISTROU 9,0 NA EPAGRI E -1,3 NO CENTRO DA CIDADE!.

 

Segundo Fernando, as estações estão instaladas nos pontos mais frios, nas baixadas e vales, locais onde realmente é registrado as temperaturas normalmente mais baixa,  dos micro-climas de São Joaquim QUANDO O AR FRIO SE INSTALA DE VEZ E EM NOITES SEM VENTO. Enquanto as da EPAGRI não registram esses valores por estarem em situação de topo, onde normalmente O FRIO É MAIS FORTE NA ENTRADA DAS MASSAS FRIAS. 

 

Um grande exemplo, é na EPAGRI, que marca as temperaturas com grandes diferenças, um dia que estava -4,6°C na estação Keiser no Santo Antão e 14°C na Epagri. Alguns órgãos não contam essas estações como oficiais, assim não divulgam os valores registrados.

Essas estações são de modelos de alta qualidade, que registram exatamente as temperaturas onde estão instaladas. “Esses equipamentos são de qualidade, ninguém pode questionar, é uma das melhores marcas e reconhecias  de equipamentos do mundo” explica Fernando. SÃO DADOS MUITO IMPORTANTES NÃO APENAS PARA MOSTRAR O QUANTO FAZ FRIO, SIM POR INDICAREM, NO FUTURO, DATAS MÉDIAS DAS PRIMEIRAS E ÚLTIMAS GEADAS COM POTENCIAL DE DANOS E OUTROS PARÂMETROS IMPORTANTES PARA AGRICULTURA (HORAS DE FRIO, SOMA TÉRMICA, ETC)

 

Por gostar muito da cidade o jovem Fernando Keiser fez esses investimentos, pois mostra as temperaturas reais entre um ponto e outro. “Isso mostra a realidade que a EPAGRI relata em suas estações, onde essas estações são colocadas mais em encostas e morros, onde não acumula frio, sabemos que muitos moram em baixadas, então o que os agricultores sentem e os moradores é um frio muito maior do que a EPAGRI divulga” explica. SERVEM INCLUSIVE COMO APOIO EM CASO DE PERDAS POR GEADA, O REGISTRO NESTE CASO É ESSENCIAL.

Isso é de grande ajuda no turismo e divulgação do município de São Joaquim, pois condiz com a realidade e os dados registrados.

 

Para acompanhar as estações Keiser pode entrar no link: https://estacoes.charlier.com.br/  que aparecem todas as temperaturas em várias partes da Serra Catarinense.

 

Caminhos da Neve - Santo Antão - Local mais frio do Brasil
Caminhos da Neve – Santo Antão – Local mais frio do Brasil

REDE DE ESTAÇÕES KEISER

 

SÃO JOAQUIM:

CRUZEIRO 1470M

CRUZEIRO 1520M

POSTINHO

PERICÓ

JARDIM BANDEIRA

SANTO ANTÃO

3 PEDRINHAS

INVERNADINHA

JARDIM CAIÇARA

RINCÃO DO TIGRE

RIO ANTONINA

 

BOM JARDIM DA SERRA:

FAZENDA SANTA RITA

RIO PORTEIRA

CAMPOS DE SANTA BÁRBARA

VILLA DOS VENTOS

SERRA DO RIO DO RASTRO

MESCALERO RANCH

MANTIQUEIRA

 

URUPEMA:

POUSADA RODEIO VELHO

 

URUBICI:

ESTRADA JARARACA

 

JOINVILLE:

FLORESTA

 

SOLEDADE:

SANTA LUZIA