Fonte: Jornal EXTRA

A catarinense Valentina Vieira, de 10 anos, vai fazer sua estreia na TV em “Bom sucesso”, próxima novela das 7 da Globo. No folhetim escrito por Rosane Svartman e Paulo Halm e que estreia dia 29, ela interpretará Sofia, uma menina sonhadora, inteligente e curiosa neta de Alberto, vivido por Antônio Fagundes. Por conta da novela, Valentina teve se mudar para o Rio com a família. A atriz mirim nasceu em Florianópolis e foi criada em São Joaquim, no interior do estado, até ser chamada para o teste em “Bom sucesso”.

Como foi mudar de cidade para viver o sonho de ser atriz?

Minha família sabia que o meu sonho de ser atriz faria a gente mudar de cidade algum dia, porque na minha cidade, que é São Joaquim, lá em Santa Catarina, não há escola de arte. Por isso, nos últimos dois anos, meus pais me trouxeram ao Rio de Janeiro, durante as férias de inverno e de verão, para eu estudar teatro e TV. Foi isso que despertou na gente a vontade de morar aqui. Só que na nossa cabeça seria mais para frente. Não imaginávamos que tudo seria assim tão de repente. Mas Deus disse que seria agora. Então, quando eu fui chamada, foi uma grande surpresa e deu até um pouco de medo, porque aquilo mudaria toda a nossa vida. A minha mãe e o meu pai me perguntaram, de novo se era isso mesmo o que eu queria, e eu disse: “é o meu sonho, né?!” Então, eles decidiram viver o meu sonho junto comigo e do jeito que seria possível. Minha mãe, meu mano e eu ficamos morando no Rio e o meu pai continuou trabalhando lá no sul, e vem nos visitar sempre que pode. Enfim, no começo dessa mudança toda foi bem mais difícil, porque eu sentia muita falta da minha vida de lá, da minha escola e de todas as pessoas que amo. Mas quando comecei a fazer amizades, tudo ficou melhor! Hoje já me sinto um pouquinho carioca. E estar realizando o meu sonho me dá forças para aguentar a saudade.

Conte sobre sua personagem na novela ‘Bom Sucesso”…

O nome da minha personagem é Sofia, ela tem 11 anos e é uma menina sonhadora, independente, criativa, sincera, inteligente, curiosa, querida, mas também é carente e, às vezes, um pouquinho “mandona”. Ela ama o seu avô Alberto (Antônio Fagundes), com quem divide segredos e a paixão pelos livros. Mas não tem uma relação muito boa com sua mãe, a Nana (Fabíula Nascimento), e, muito menos, com o seu padrasto Diogo (Armando Babaioff). Ao longo da história, o público verá que Sofia é uma pobre menina rica!

O que a Sofia tem da Valentina?

A Sofia, como eu, gosta muito de livros, animais e se preocupa com a natureza. Somos sonhadoras, criativas, sinceras, curiosas, amorosas e temos facilidade em fazer amizade. Ela e eu somos parecidas em muitas coisas, mas, muito diferentes em relação à família, porque eu tenho a melhor do mundo! A Sofia foi um grande presente para mim! Eu amo interpretar essa personagem.

Valentina Vieira faz sua estreia na TV em 'Bom sucesso'
Valentina Vieira faz sua estreia na TV em ‘Bom sucesso’ Foto: Divulgação/Globo

No seu primeiro papel na TV, você já irá atuar com grandes e renomados atores. Como está sendo essa experiência?

Este é o meu primeiro papel na TV e o meu primeiro trabalho na vida! Através da minha agência, a Cintra, eu tive a oportunidade de fazer um teste para a televisão, o meu primeiro teste. E, graças a Deus e a tantas pessoas que acreditaram no meu sonho, eu passei. Fazer parte deste elenco significa muito para mim, não por serem famosos, mas por serem realmente ótimos atores, por terem tanta experiência e conhecimento. Fiquei muito feliz por saber que os conheceria e teria a oportunidade de aprender com eles. E quando eu os conheci, foi melhor do que eu sonhava! Conviver e atuar com esses artistas tem sido incrível! Parece até um sonho, ou melhor, um sonho que se tornou realidade! Num dia eu estou vendo essas feras na TV, e no outro, eu estou ao lado deles, fazendo a coisa que eu mais gosto! Tenho aprendido a cada dia com estes artistas maravilhosos, que, além de grandes profissionais, são educados, humildes, generosos e têm muita cultura, ética, respeito e amor. Ser recebida por todos – a direção, a produção e o elenco – com tanto carinho e sentir que estão dispostos a me ensinar, me faz acreditar que Deus me trouxe aqui para o bem! Essa experiência está sendo a melhor escola que eu poderia ter para crescer como atriz e como ser humano!

Como foi a preparação para essa personagem?

Foi a parte mais linda! E ainda está sendo, porque a Preparação de Elenco acontece durante toda a novela. Eu nunca imaginei que construir uma personagem fosse assim tão fantástico! Tem um trabalho gigante com todos que participarão da novela. Nós ouvimos pessoas que são especialistas nos assuntos que fazem parte da história. Profissionais de varias áreas nos contaram sobre as suas experiências, como médicos, jogador e técnico de basquete, jornalistas, cantora, editor, além de atores! Eu conheci todo o elenco e participei de varias atividades em grupo e individual. Para criar a Sofia, tem uma equipe bem grande cuidando de mim! Eu estou tendo a ajuda de uma fonoaudióloga para aprender a falar um pouquinho do “carioquês”, mas principalmente para diminuir o meu sotaque do sul. Tem a profissional chamada Preparadora de Elenco que estuda as cenas comigo e me acompanha nas gravações. Estou fazendo aulas de balé. E tenho o acompanhamento de uma psicóloga. Ah, e por causa da Sofia, a Valentina teve que cortar o cabelo.

Deixe um recado para os leitores…

Sonhos são reais! Apenas acredite! Deus só planta sonhos em nosso coração porque sabe que somos capazes de realizar. Eu estou aqui para dizer a vocês que nunca desistam! Comigo foi assim! Eu sei que às vezes um sonho parece muito longe, mas não é. Você tem que estudar e se dedicar, e acreditar que você pode, que você consegue. Porque um dia as portas vão se abrir e você vai precisar estar preparado. Confie! Quem acredita, sempre alcança!

Valetina Vieira é do Sul e tem 10 anos