sicred
Unifique

SEXTA-FEIRA 10/08/2018

TEMPO: Um ciclone extratropical localizado em alto mar favorece a incursão de ar frio e úmido nos níveis baixos da atmosfera sobre as regiões do Oeste ao Planalto Serrano, promovendo céu encoberto com chuvisco mal distribuído, melhorando progressivamente à tarde com sol e poucas nuvens. Chuva congelada e NEVEdurante a madrugada e manha no topo da Serra sobretudo no Morro das Torres (cidade de Urupema), Morro da Igreja e Vacas Gordas (municípios de Urubici) incluindo a cidade de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Serra do Rio do Rastro. Uma massa de ar seco e frio de origem polar (centro de alta pressão continental) favorece tempo firme com predomínio de sol e poucas variações de nuvens na maior parte do estado de SC durante o turno da tarde. Entre a Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, o ar frio e seco inibe o processo de formação de nuvens carregadas, favorecendo céu claro a poucas nuvens (céu azul) no decorrer do dia alternando com alguns intervalos de maior nebulosidade (céu nublado). Formação de geada nos pontos altos do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano durante o turno da noite. Termômetros ficam próximos ou abaixo de 0ºC com destaque para o topo da Serra e alguns municípios do Oeste e Meio Oeste.

►TEMPERATURA: Muito frio em todo o estado. Termômetros oscilando durante a madrugada e amanhecer entre 2 a 5ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. No topo da Serra, mínimas entre -2 a 2ºC com eventual chuva congelada e neve entre a madrugada e manha. Já no Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis as temperaturas mínimas oscilam entre dos 7 a 9ºC nas primeiras horas da manha sendo que em alguns pontos de baixada e fundos de vale a temperatura mínima oscila entre 5 a 6ºC. Temperatura na marca dos 9 a 12ºC à tarde do Oeste ao Planalto Serrano. Algumas áreas do Oeste e Serra a temperatura máximas não passa muito dos 6ºC. No Litoral e Vale do Itajaí incluindo o Planalto Norte, as máximas não passam muito dos 16 a 18ºC. Queda brusca da temperatura nos setores do Extremo Oeste e Oeste à noite com o ingresso de um centro de alta pressão polar continental com formação de geada amplanos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano.

►VENTO: Atuante do quadrante sul a sudoeste, fraco a moderado com rajadas na ordem dos 70 a 80 km/hem algumas áreas do Litoral Sul Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. No topo da Serra com destaque para o Morro das Antenas e Morro das Igreja assim como algumas áreas do Costão da Serra a velocidade do vento pode passar dos 100 km/h.

MAR: Mar muito agitado com ressaca. Não recomendável o trafego de pequenas, médias e grandes embarcações. Ondas de E a SE de 1,5 a 2,0 m e picos de 3,0 a 4,0 m em alto mar. Rajadas fortes de vento em alto mar, acima dos 120 km/h. Ondas mais intensas ao sul de Florianópolis e Litoral Sul.

—————————————————————————————————————-

SÁBADO 11/08/2018

TEMPO: Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio de origem polar) inibe o processo de formação de nuvens carregadas, promovendo tempo firme e ensolarado em todas as regiões. Vários municípios de SC seguem com céu claro (céu azul) o dia todo. Pequenos intervalos de maior nebulosidade ocorrem em alguns municípios do Litoral Sul. Formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano com termômetros que ficam próximos ou abaixo de 0ºC. Chance de sincelo no topo da Serra durante a madrugada e primeiras horas da manha. O ar frio e úmido concentrado nas primeiras camadas da atmosfera são os ingredientes necessários para a formação de nevoeiros em alguns pontos do Oeste, Meio Oeste e Planaltos Norte e Sul.

►TEMPERATURA: Baixa em todo o estado com destaque para o Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano com mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de -1 a 2ºC com formação de geada ampla. Nas áreas mais altas do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste com destaque os municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce, Chapecó, Maravilha, Xanxerê, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Videira a temperatura mínima variando entre -3 a 0ºC no inicio do dia. Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre -5 a -2ºC. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 5 a 9ºC. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 17 a 19ºC no Extremo Oeste, 15 a 17ºC no Oeste e Planalto Serrano. Já na Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, máximas entre 18 a 21ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante sul a sudoeste, fraco a moderado com rajadas na ordem dos 60 a 70 km/hem algumas do topo da Serra com destaque para o Morro das Antenas e Morro das Igreja assim como algumas áreas do Costão da Serra a velocidade do vento pode passar dos 90 km/h. Nas demais regiões ventos de sul a sudeste fraco a moderado com rajadas ocasionais de 30 km/h.

MAR: Mar muito agitado com ressaca. Não recomendável o trafego de pequenas, médias e grandes embarcações. Ondas de E a SE de 1,5 a 2,0 m e picos de 3,0 a 4,0 m em alto mar. Rajadas fortes de vento em alto mar, acima dos 100 km/h. Ondas mais intensas ao sul de Florianópolis e Litoral Sul.

 ————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Domingo (12/08): Tempo firme e ensolarado devido o posicionamento de um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio) promovendo a formação de geada em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Termômetros que ficam próximos ou abaixo de 0ºC na maioria das regiões de SC com destaque para o topo da Serra e Oeste.

Segunda-feira (13/08): O ar seco e frio que cobre o estado catarinense, favorece um belo dia de sol com poucas nuvens e condição de geada nos pontos altos do Oeste ao Planalto Serrano. Nevoeiros no inicio do dia no Oeste e Vale do Itajaí. Vento de norte a nordeste com velocidade de 15 km/h. Temperatura sobe em relação aos dias anteriores chegando aos 25ºC entre o Extremo Oeste e Sul de SC.

Terça-feira (13/08): Sol e poucas nuvens na maior parte de SC, devido a influencia de massa de ar seco e frio. Nevoeiros entre a madrugada e primeiras horas da manha do Oeste ao Planalto incluindo o Vale do Itajaí e Litoral Sul em função do vento predominante do quadrante norte e o ar frio e úmido concentrada nas baixadas.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9