[dropcap]A [/dropcap]quinta-feira não será muito diferente de ontem, vai ser marcada por tempo instável em toda Santa Catarina. Ainda pela manhã a maioria das cidades têm períodos de aberturas de sol, à tarde o tempo muda. A frente fria que passa rapidamente pelo Estado vai trazer chuva.

Há chance de chuva e trovoada do meio da manhã em diante, começando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e Oeste. É possível haver chuva moderada a forte e risco de temporal isolado. Ainda assim pode passar sem chuva ou pouca chuva em algumas áreas (mais no Nordeste e Leste de Santa Catarina).

As máximas podem chegar 37°C em pontos do Baixo Vale do Itajaí e Litoral Centro Norte.

Conforme a meteorologia, as imagens de satélite mostram grande movimentação de nuvens carregadas próximo à divisa com o Rio Grande do Sul e, adentrando em Santa Catarina. Não está descartada a possibilidade de granizo, rajadas de vento e chuva intensa de forma localizada em algumas cidades.

“Boa área de chuva moderada a forte no RS, aproximando de SC, perderá força ao avançar por SC (muito pontualmente pode ter temporal em SC). Períodos de vento fortes (possíveis rajadas acima dos 70 km) no topo da serra e costão da serra”, comunicou o climatologista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, em sua rede social.

Temperatura em queda de noite, mais de noite. Bem alta de tarde no litoral e vale do Itajaí. Mínimas; 14/22°C na maior parte do Estado, entre 16/22°C na maior parte do litoral e boa parte do vale do Itajaí e entre 11/14°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales no fim da noite.  Máximas entre 25/30°C na maior parte de SC, 21/24°C no topo da serra/cidades+ de 1200/1300 m, entre 34/37°C em pontos do baixo vale do Itajaí e litoral centro norte.

Vento bem variável, mais de noroeste/oeste a sudoeste/sudeste no litoral e áreas próximas, rajadas ocasionais 25/45 Km, períodos de fraco a calmo. Picos perto ou acima dos 0,5 m nas praias de mar grosso, acima ou em torno dos 2,0 m no alto mar. Vento variável, mais de noroeste/oeste a oeste/sudoeste com rajadas ocasionais acima dos 50/70 Km (rajadas acima dos 70/80 km no topo da serra e costão da serra no litoral sul). Nas atividades ao ar livre, lavouras e pomares, colheita e tratamento, condições; ruim de tarde/noite.