A frente fria se afasta de SC, mas ainda deixa para traz uma grande quantidade de nuvens baixas entre o Oeste ao Planalto Serrano com chuva ou garoa ocasional entre a madrugada e parte da manha intercalando com algumas aberturas de sol, melhorando definitivamente no decorrer da tarde e noite com o ingresso de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). Entre o Litoral e Vale do Itajaí, tempo firme com presença de sol e poucas nuvens ao longo do dia, devido o ar seco e frio estável que cobre a região. Alguns momentos de maior nebulosidade ocorrem ao longo do dia. Durante o turno da noite, formação de geada ampla entre o Planalto Sul e pontos altos do Meio Oeste e Oeste.

►TEMPERATURA:​ Dia gelado com frio amplo entre do Extremo Oeste ao Planalto Serrano com temperaturas Mínimas o turno da manha variando entre 5 a 8ºC no Extremo Oeste e Oeste, e oscilando entre 7 a 9ºC sobre as cidades do Meio Oeste e divisa com o Planalto Sul e oscilando entre 10 a 12ºC no Planalto Norte. No topo da Serra Catarinense, mínimas 3 a 6ºC. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mínimas variando entre 14 a 18ºC. Já no Vale do Itajaí, Litoral Norte mínimas na marca dos 18 a 21ºC. Durante o dia, faz frio do Oeste ao Planalto Serrano com máximas variando entre 10 a 13ºC. Já na Faixa Litorânea, o predomínio maior do sol favorece temperaturas mais elevadas oscilando entre 19 a 21ºC. Noite com queda bem acentuada da temperatura com formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Sul, Meio Oeste e Oeste.

►VENTO: Vento soprando de sudoeste a sudeste ao longo do dia, com velocidade média de 15 km/h com rajadas ocasionais que variam entre 40 a 50 km/h. No Topo do Planalto Sul (Morro das Antenas em Urupema e Morro da Igreja em Urubici, ventos acima dos 50 a 60 km/h).

—————————————————————————————————————-

Quinta-feira 14/06/2018

►TEMPO EM SC: Uma massa de ar seco e frio (sistema de alta pressão) favorece tempo firme e ensolarado na maioria das regiões com temperaturas baixas promovendo a formação de geada ampla nas áreas altas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e de forma menos abrangente e isolada no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. No decorrer da tarde e período noturno, aumento de nuvens nos setores que fazem divisa com o PR. O aprofundamento de um cavado invertido (região alongada de baixa pressão) favorece muitas nuvens carregadas com chuvas ocasionais ao longo da noite nos municípios que fazem divisa com o PR, incluindo os setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis e algumas áreas. O ar frio e úmido concentrado nos primeiros níveis da atmosfera são os ingredientes necessários para a formação de alguns nevoeiros no amanhecer em alguns pontos do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Vale do Itajaí.

►TEMPERATURA: Baixa entre a madrugada e amanhecer com mínimas variando entre 0 a 3ºC no Extremo Oeste e Oeste (-3 a -1ºC em municípios como Ponte Serrada, Irani e Faxinal dos Guedes no Oeste), -1 a 2ºC entre o Meio Oeste e municípios que fazem divisa com o Planalto Sul. No topo da Serra Catarinense como as cidades de Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e pontos altos de Urubici (Morro da Igreja e Distrito de Vacas Gordas) a temperatura varia entre -4 a -6ºC com formação de geada no amanhecer. No Morro das Antenas, possibilidade de formação de sincelo. Mínimas no inicio do dia variando entre 2 a 4ºC no Litoral Sul, 5 a 8ºC em Florianópolis, 1 a 3ºC na Grande Florianópolis Serrana. Os termômetros podem variar entre -1 a 2ºC no Planalto Norte e 4 a 7ºC no Vale do Itajaí. Durante o dia as temperaturas máximas ficam amenas, variando entre 12 a 16ºC na maioria das regiões de SC.

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h. Algumas oscilações do quadrante nordeste a norte, ocorrem entre o Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Litoral Norte.

—————————————————————————————————————-

Sexta-feira 15/06/2018

TEMPO EM SC: O ar seco e frio que cobre boa parte da região Sul do Brasil, inibe o processo de formação de nuvens carregadas favorecendo a presença do sol com poucas nuvens na maioria dos setores catarinenses. Entre o Litoral Norte, Planalto Norte e alguns pontos do Vale do Itajaí, variação de nuvens com chuva ocasional mal distribuída ao longo do dia, alternando com momento de melhoria devido o aprofundamento de um cavado invertido (região alongada de baixa pressão). Formação de geada entre o Planalto Sul e áreas altas do Oeste e Meio Oeste entre a madrugada e amanhecer.

►TEMPERATURA: A dinâmica da alta pressão favorece mínimas um pouco mais elevadas, oscilando entre 5 a 8ºC no Oeste e Meio Oeste, 3 a 4ºC nos municípios do Planalto Sul que fazem divisa com o Meio Oeste e entre 9 a 12ºC no Planalto Norte. No topo do Planalto Sul, mínimas variando entre -3 a 0ºC. Entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis, mínimas entre 6 a 8ºC. Entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas variando entre 9 a 13ºC. Durante a tarde, máximas variando entre 13 a 16ºC na maioria das regiões do estado.

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h. Algumas oscilações do quadrante nordeste a norte, ocorrem entre o Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Litoral Norte.

► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9