Secretários e gestores de turismo da Serra Catarinense estarão em peso nesta terça-feira (12) em Florianópolis, para acompanhar o lançamento do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo – Prodetur + Turismo, pelo Ministro do Turismo Vinicius Lummertz. Na oportunidade serão assinados contratos de financiamento do Fundo Geral de Turismo, Fungetur – MTUr e BRDE.

O evento no CentroSul acontece em paralelo ao Congresso Catarinense de Prefeitos, onde ao menos onze gestores de municípios da Serra Catarinense participam desde a manhã desta segunda-feira (11). A mobilização dos gestores de turismo foi realizada através da Amures e Conserra com objetivo de informar os empreendedores sobre o acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados.

De acordo com a secretária executiva do Conserra Ana Vieira, o Fungetur é uma linha especial de crédito que visa fomentar o turismo gerando emprego e renda, além da inclusão social e melhoria da qualidade de vida. “Ele está diretamente vinculado ao Ministério do Turismo e focado na melhoria, conservação e manutenção dos empreendimentos turísticos”, destacou.

Sobre o Prodetur + Turismo, o ministro deve falar do apoio que estados e municípios terão no acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados. A proposta do programa é melhorar a infraestrutura e o atendimento ao turista nos principais destinos do país.

O programa tem previsão de injetar R$ 5 bilhões na economia do País e o principal critério para acessar o recurso é que os interessados estejam no Mapa do Turismo Brasileiro. Na comitiva da Serra Catarinense que buscará conhecer o Prodetur + Turismo, estarão representantes também da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages – CDL, Sebrae, Movimento Tradicionalista Gaúcho MTG e empresários do setor turístico.

 

 

Gestores da região da Amures prestigiam Congresso de Prefeitos

 

Ao menos onze prefeitos da Amures participaram em Florianópolis nesta segunda-feira (11), da programação do Congresso Catarinense de Prefeitos. Temas como tecnologia e inovação, planejamento e o papel da liderança na inovação foram apresentados para as mais de 1.500 lideranças municipalistas que prestigiaram a pauta do primeiro dia do evento.

Da Serra Catarinense os prefeitos de Urupema Evandro Frigo Pereira, Palmeira Fernanda Córdova, Urubici Antônio Zilli, Lages Antônio Ceron, São Joaquim Giovane Nunes, Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler, Bom Retiro Vilmar Neckel, Anita Garibaldi João Cidinei da Silva, Bom Jardim da Serra Serginho de Oliveira e Ponte Alta Luiz Paulo Farias prestigiam o evento.

Na tarde desta segunda-feira, o presidente da Amures Antônio Zilli atendeu convite do presidente da Fecam Volnei Morastoni para participar de assembleia geral extraordinária para aprovação dos marcos estratégicos de atuação dos prefeitos de Santa Catarina e suas interpelações com o Estado e União.

Na terça-feira a pauta da Fecam com os prefeitos será sobre validação do mapa estratégico preliminar, com focos e diretrizes estratégicas para a atuação da Fecam. E na quarta-feira será entregue as Prioridades de Municípios Catarinenses para Gestão Federal 2019-2022.


Oneris Lopes