sicred
Unifique

No último sábado (21) , a galeria de arte da Villa Francioni recebeu a abertura da  exposição intitulada “Espaço em Movimento”, do artista plástico blumenauense, Guido Heuer. Na ocasião, o artista esteve presente, juntamente com o curador responsável pela galeria, Edson Bush Machado. Esta, é a segunda exposição sob curadoria do experiente e consagrado gestor cultural, que já definiu a agenda de exposições para 2019 na vinícola.

 

Aos 63 anos, Guido Heuer, na exposição “Espaço em Movimento”, traz características de sua sensibilidade artística através do trabalho com pintura acrílica, inox e latão gravado sobre aluminío. Conhecido nacionalmente e internacionalmente, o artista executa trabalhos com metais e possui obras monumentais em espaços públicos no estado de Santa Catarina.

Em entrevista, o artista disse estar contente em expor pela primeira vez no município:”São Joaquim estava faltando no meu currículo. Tinha muita curiosidade em conhecer a cidade e agora trouxe onze obras, que foram executadas em diversos tipos de metais. Em 2021 farei cinquenta anos de arte e é uma honra expor neste lugar fascinante que é a Villa Francioni. Este projeto respira Arte!’’, pontuou o artista, elogiando o projeto do grande empresário, Dilor Freitas (in memoriam), em São Joaquim.

 

Essa proposta da Villa Francioni é extremamente importante para o incentivo artístico-cultural no município. Essas exposições são abertas ao público e gratuitas, proporcionando o fácil acesso para apreciação. Um dos objetivos do curador, Edson Bush Machado, é justamente dinamizar a galeria e  gerar oportunidade de apresentar grandes talentos:”Sistematicamente de dois em dois meses, estaremos abrindo exposições de arte neste espaço, inserindo cada vez mais esta cultura no município e região. São Joaquim é a Capital de muitas coisas e merece a valorização desse nicho artístico”, destacou o gestor, que se mostrou empolgado com a agenda de 2019 já fechada e frisou que a programação para 2020 promete, com uma gama variada de artistas talentosos.

 

A diretora de cultura da Prefeitura Municipal de São Joaquim, Maria Alice de Souza, esteve presente na ocasião, encantou-se com a iniciativa e pretende articular com  o secretário municipal de educação, Fabiano Padilha, a ida das escolas do município em todas as exposições na galeria de arte da Villa Francioni. “Vamos organizar para trazermos e aproximarmos essa realidade para os alunos do município. Sabemos que muitos ainda não conhecem a vinícola, então será interessante aproveitar esse momento cultural, para apresentar as exposições e também o enoturismo!’’, finalizou a diretora.

 

A exposição “Espaço em movimento”, ficará na galeria de arte da Villa Francioni, aberta ao público e gratuita até 18 de novembro. Já no dia 30 de novembro, será a vez da pintora argentina Patrícia Di Loreto, abrilhantar o espaço da galeria, com muitas cores.