Através do COBOM de Lages, o ABTR-78 e o AT-46 deslocaram até o Bairro Madre Paulina, Rua Francisco Assis de Bem, cidade de São Joaquim, por volta das 4 da manhã,  para atender um incêndio em residência unifamiliar.

Chegando no local foi confirmada a natureza da ocorrência, onde foram montadas inicialmente, duas linhas de ataque com 02 (dois) lances  de mangueira de 1 ½ cada. Posteriormente, com a chegada do AT-46 foi montado 01(uma) adutora para possível abastecimento do ABTR-78. O fogo já estava em desenvolvimento completo na totalidade da edificação de aproximadamente 100m².

O combate visou a extinção do incêndio por ataque ofensivo pelos lados opostos da casa, pois não  havia residências próximas. O trabalho teve duração total de aproximadamente 70 minutos entre combate direto e rescaldo.

Foram utilizados aproximadamente 1300 litros de água do ABTR e 700 litros do AT-46 haja visto problema no acionador da bomba interno do ABTR, perdendo a funcionalidade de engate da bomba, sendo terminado o rescaldo com o AT-46. Os materiais combustíveis eram de diferentes classes e com agravante uma grande quantidade de madeira (lenha) utilizada para queima em fogões, armazenada de baixo do assoalho.     Durante a coleta de informações a testemunha relatou que quando visualizou, a residência já estava tomada pelas chamas, podendo apenas perceber, que o incêndio teve trajetória do fundo  para a frente da casa.

Após o rescaldo a guarnição retornou ao quartel.