sicred
Unifique

O clima em Santa Catarina terá a influência do fenômeno global La Niña pelos próximos meses. A previsão indica que o trimestre que está por vir – setembro, outubro, novembro – será de chuvas irregulares, períodos prolongados de estiagem e variação nas temperaturas.

Na imagem,é possível observar anomalia negativa no Pacífico equatorial o que configura o La Ninã – Foto: Divulgação/NDNa imagem,é possível observar anomalia negativa no Pacífico equatorial o que configura o La Ninã – Foto: Divulgação/ND

O meteorologista Piter Scheuer explica que o La Niña trata do resfriamento das águas do oceano Pacífico equatorial.

O fenômeno faz com que ocorra certa interferência de massas de ar, tanto quentes quanto frias, provocando variação nas temperaturas. Isto é, momentos de aquecimento e de temperaturas mais amenas.

Como fica o clima nos próximos meses

Scheuer diz que setembro será um mês de chuvas irregulares e, possivelmente, abaixo da média em todo o Estado.

“Chuva vai ter, mas de uma maneira bastante mal distribuída. Enquanto numa determinada região, por exemplo, ocorre uma pancada com trovoada associada a temporal – típico da primavera – em um área vizinha há pouca chuva e só aumento de nuvens”, exemplifica Piter.

Ele esclarece que o La Niña vai acabar quebrando o padrão do mês de setembro, que costuma ser chuvoso e com ocorrências de tempestades, sobretudo, no Oeste e Meio-Oeste de SC.

“Com o La Niña o padrão fica irregular e mal distribuído e vamos ter o prolongamento da estiagem”, diz. As regiões que mais tendem a sofrer a influência do fenômeno La Niña são Oeste, Meio-Oeste e algumas áreas da Serra e Sul do Estado.

Outubro e novembro ainda terão chuvas irregulares e condição de estiagem do Oeste ao Meio-Oeste. Os episódios de chuva podem vir acompanhados de temporal de dois a seis dias, intercalados com períodos de 10 dias de tempo seco.

“Vamos ter o comportamento clássico do La Ninã nos próximos três meses: chuvas irregulares que podem vir num curto espaço de tempo e trazer algum transtorno associado a temporais; períodos prolongados de estiagem e alternância entre temperaturas quentes e amenas”, resume Piter.

Temperaturas

De acordo com o especialista, as temperaturas nos próximos meses terão uma mescla entre frio e aquecimento. As temperaturas ficam próximas da média climatológica. Isso quer dizer que Santa Catarina terá episódios de aquecimento e períodos de frio.

Haverá uma diminuição nas temperaturas já a partir do dia 7 setembro, com a chegada de uma massa de ar frio. Scheuer acrescenta que será de intensidade fraca a moderada. Na segunda quinzena do mês, a previsão indica outra massa de ar frio, também fraca.

A partir de outubro, o La Niña indica períodos de temperatura próxima ou acima da média em quase todo o Estado. Novembro, no entanto, ainda registrará alguns episódios de frio fora de época que devem ocorrer na segunda quinzena do mês.

Fonte: NDMAIS