A terceira fase da Operação Inverno inicia na próxima semana, junto com o Serra Catarina Festival. Por conta disso, a Polícia Militar faz uma série de treinamentos para preparar os policias para última e mais extensa etapa dos trabalhos.  Nesta segunda (25) e terça-feira (26), as atividades estão sendo coordenadas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) de Santa Catarina.

Um grupo de 35 policiais da Serra Catarinense e de outras regiões do estado está se capacitando, desde a semana passada, para atuar em operações em ambientes turísticos. Nestes dois dias, policiais do Comando de Operações Busca Resgate e Assalto (Cobra) instruem sobre tática individual, emboscada e contra emboscada, rastreamento e orientação sobre como sobreviver na mata ou em meio rural, por exemplo.

Eles já receberam orientações sobre como proceder no socorro à vítima de acidentes, direção defensiva na condução de viaturas 4X4, participaram do evento Desafrio, em Urubici, e tiveram aulas teóricas com o objetivo de compreender melhor o contexto turístico, especialmente na preservação da ordem pública.

A Operação Inverno é segunda mais complexa de Santa Catarina pela duração, o números de policiais envolvidos e as ações coordenadas.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação