MIDADE VINDA DO MAR REFORÇA EPISÓDIOS DE CHUVA E GAROA OCASIONAL NA FAIXA LESTE!

TEMPO FIRME COM SOL ATÉ QUARTA-FEIRA NO OESTE E MEIO OESTE CATARINENSE!

TERÇA-FEIRA 11/09/2018

TEMPO: O ar seco estável que cobre as regiões do Oeste ao Planalto Serrano, promove tempo firme com predomínio de sol e poucas variações de nuvens na maior parte do dia, alternando com períodos de maior nebulosidade (momentos de muitas nuvens) onde alguma pancada de chuva bem isolada não pode ser descartada durante a tarde. A umidade proveniente do mar (circulação marítima), favorece céu nublado com chuva e garoa ocasional entre a Faixa Litorânea, Vale do Itajaí e algumas áreas do Planalto Serrano assim como do Planalto Norte. Momentos de melhoria ocorrem ao longo do dia com algumas aberturas de sol. Temperatura estável no Litoral e mais altas do Extremo Oeste e Meio Oeste. Nevoeiros isolados se fazem presentes no inicio do dia em algumas áreas do Oeste, Serra e Litoral devido o ponto de orvalho elevado.

​►TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer entre 12 a 15ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e variando entre 9 a 11ºC no Planalto Serrano. Nos setores do Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, mínimas entre 14 a 16ºC. No topo da Serra Catarinense (cidades de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Painel, Rio Rufino e Urupema) as mínimas variam entre 6 a 8ºC. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mínimas entre 14 a 16ºC. As temperaturas máximas variam entre27 a 29ºC no Extremo Oeste, 24 a 26ºC no Oeste, 23 a 25ºC no Meio Oeste e entre 17 a 22ºC na Serra Catarinense. Já no Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte de SC, máximas entre 20 a 23ºC.

​►VENTO: Predominante do quadrante leste a sudeste em todas as regiões com velocidade média entre 5 a 10 km/h. Algumas rajadas ocasionais de 35 a 40 km/ ocorrem em pontos do Meio Oeste, topo da Serra e Litoral.

 ————————————————————————————————————–

QUARTA-FEIRA 12/09/2018

TEMPO: A atuação de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e estável) inibe o processo de formação de nuvens carregadas promovendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Serrano intercalando com momentos de maior nebulosidade (períodos em que o céu fica nublado). Faz calor durante o turno da tarde com máximas próximas dos 30ºC no Extremo Oeste. O fluxo de ar frio e úmido proveniente da região oceânica (circulação marítima – lestada) favorece muitas nuvens com céu encoberto ao longo do dia com chuva e garoa ocasional mal distribuída entre a Faixa Litorânea, Vale do Itajaí e algumas áreas do Planalto Norte e Serra Catarinense. Momentos de melhoria ocorrem com algumas aberturas de sol na Faixa Litorânea. Nevoeiros isolados no inicio do dia devido o resfriado do ar.

​►TEMPERATURA: Mínimas entre a madrugada e amanhecer entre 14 a 16ºC no Extremo Oeste, Oeste, 9 a 11ºC entre o Meio Oeste e Planalto Serrano. Entre o Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte, mínimas entre 12 a 14ºC. No topo da Serra Catarinense (cidades de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urubici, Painel, Rio Rufino e Urupema) as mínimas variam entre 3 a 5ºC no inicio do dia com geada isolada. Entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, mínimas entre 15 a 17ºC. Ao longo do dia, as temperaturas permanecem em elevação com máximas oscilando entre 30 a 32ºC no Extremo Oeste, 26 a 28ºC no Oeste e algumas áreas do Meio Oeste e oscilando entre 18 a 22ºC no Planalto Serrano. Já no Litoral Sul, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, máximas entre 22 a 24ºC.

​►VENTO: Soprando do quadrante noroeste a nordeste com velocidade de 15 a 20 km/h. Algumas rajadas ocasionais de 30 a 40 km/h.

 ————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Quinta-feira (13/09): Áreas de instabilidades disparadas pelo aprofundamento de um cavado (sistema de baixa pressão) possibilitam aumento de nuvens do Oeste ao Planalto Serrano com pancadas de chuva e eventuais trovoadas entre a tarde e noite. Risco de temporais isolados no Oeste. No Litoral Sul, tempo firme com sol entre nuvens na maior parte do dia. A umidade vinda do mar possibilita muitas nuvens com céu nublado com chuva e garoa ocasional entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí. Durante a noite as instabilidades avançam em direção a Grande Florianópolis ao Norte de SC, ocasionando chuva com raios.

Sexta-feira (13/09): Chuva e trovoada ocasional na maioria dos municípios que compõem a Faixa Leste do estado devido à umidade vinda do mar e a permanência de um cavado. Entre o Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano, sol entre nuvens, com aumento da nebulosidade durante a tarde com chuva acompanhada de raios. Na maioria das regiões do território catarinense as temperaturas máximas não passam dos 23ºC.

Sábado (14/09): O escoamento de ar frio e úmido proveniente da região oceânica (circulação marítima) favorece céu nublado com chuva e garoa ocasional entre a Faixa Litorânea, Vale do Itajaí e algumas áreas do Planalto Norte e Serra Catarinense. Momentos de melhoria ocorrem ao longo do dia com algumas aberturas de sol. Do Oeste ao Extremo Oeste, sol entre poucas nuvens intercalando com períodos de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas entre a tarde e noite. Temperaturas estáveis no Litoral e mais altas do Extremo Oeste e Meio Oeste na marca dos 29ºC.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9