[dropcap]F[/dropcap]undado em 1986 na localidade do Boava, interior de São Joaquim, por Joaquim Borges de Melo, Cenir dos Santos Melo e Adenir Seifert Melo, tocavam músicas regionais gaúchas.

Foram integrantes do grupo: Adenir Seifert (Guitarra), Cenir Melo (Acordeom), Nilza (Acordeom), Cascatinha, Jair, João e Sagui (Bateria), Alemão, Cláudio, Aldori, Adenir, Davenir e Tonho (Baixo), e Elizabete e Adilson (Cantores). O grupo tocou em bailes por São Joaquim, pelo Rio Grande do Sul, Urubici, Bom Jardim da Serra, Alfredo Wagner, Criciúma, Lauro Muller, entre outras cidades, porém nunca chegaram a gravar nada.

Os Fundadores tocaram no Grupo Sarandeeio de São José dos Pinhais – PR, e logo após montaram outro conjunto chamado Canto Gaúcho. Hoje Cenir e Adenir trabalham com a banda Modão Brasileiro em São José dos Pinhais – PR.

Adenir Seifert é compositor e compôs dentre suas composições uma música de grande alcance popular e gravada por muitos artistas do sul do Brasil, a música “Casamento da Doralice”, também composição de Os Bertussi (Adelar e Honeide Bertussi), onde Adenir é o letrista da música que por ser o primeiro bugio já gravado, era apenas tocada de forma instrumental.