Mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens na cidade, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas e sociais no perímetro urbano de cidades, aglomerações urbanas e regiões metropolitanas. Tais deslocamentos são realizados através de veículos motorizados e não motorizados, além de toda a infraestrutura, dentre as quais vias e calçadas, que possibilita o ir e vir cotidiano.

A qualidade da mobilidade está intrinsecamente relacionada a articulação e união entre diferentes políticas, como as de transporte, trânsito, circulação, acessibilidade, desenvolvimento urbano e uso do solo, entre outras. O objetivo da criação das políticas de mobilidade urbana é reduzir as desigualdades da população em relação ao direito de ir e vir, garantindo a todo o cidadão o direito de acessar a cidade de forma justa e digna.

Em São Joaquim, vai acontecer na quinta-feira, 01 de Agosto, no auditório do SESC, uma consulta pública sobre o Plano de Mobilidade Urbana de São Joaquim. O evento será as 18 horas e é de grande importância a participação da comunidade.

O diretor de Trânsito de São Joaquim, Clóvis de Oliveira,  frisa que os joaquinenses compareçam nessa reunião, pois é de importância para todos e a comunidade terá espaço para dar opinião. “Foi licitada uma empresa para o estudo de mobilidade urbana, vamos fazer essa consulta pública, convido a toda a comunidade, pois isso será elaborado o plano de mobilidade contendo todos os estudos necessários para que nós possamos melhorar o transito na cidade” explica Clóvis.