Entre os dias 20 e 24 de maio, o Sebrae/SC realizará em diversas cidades de Santa Catarina a 11ª edição da Semana do Microempreendedor Individual. A programação da Semana do MEI é voltada aos microempreendedores individuais formalizados e aos trabalhadores que pretendem formalizar os seus negócios.

Em Santa Catarina são mais de 335 mil MEIs. Na área da gerencia regional da Serra Catarinense, o número ultrapassa os sete mil. Somente em Lages, nos quatro primeiros meses de 2019, o número aumentou 7%. Cerca de 500 novos negócios foram formalizados e agora, serão contemplados com consultorias gratuitas.

A programação ocorrerá nas cidades de Lages, Vargem, Campos Novos, Celso Ramos e Curitibanos. Em Lages, uma consultora e contadora estará todos os dias a disposição para orientar quanto a gestão e educação financeira do MEI, declaração de IRPJ e quaisquer outras dúvidas do empresários ou futuros empreendedores. Em Curitibanos, o atendimento ocorre no dia 22 de maio.

O gerente regional do Sebrae na Serra Catarinense, Altenir Agostini, enfatiza que a consultoria gratuita busca incentivar e alertas sobre a importância do microempreendedor individual a ter uma nova visão sobre as finanças. “Vamos orientar sobre como fazer a gestão para ser mais competitivo no mercado e manter a vida financeira da empresa separada das contas pessoais, isso é fundamental para a boa saúde do negócio”.

O gerente regional lembra ainda que nas unidades haverá atendimento voltado à formalização de novos microempreendedores individuais e apoio aqueles que são MEIs para verificar suas pendências e regularizar sua situação fiscal, já que a inadimplência ou falta de entrega de declaração poderá resultar no cancelamento do MEI”, finaliza Douglas.

De acordo com a pesquisa “O perfil do MEI”, realizada pelo Sebrae em 2017, 77% dos entrevistados nunca fizeram um curso ou treinamento na área de administração financeira e 33% deles não fazem um controle detalhado das finanças do negócio. “Controlar o fluxo de caixa, os custos de operação, as entradas e retiradas são itens fundamentais para o sucesso de um negócio.

Somente com a gestão financeira completa e transparente o empresário tem condições de avaliar o andamento do seu negócio e, se necessário, realinhar as metas e rever a operação. Por isso, focamos na gestão e na educação financeira como temática para a Semana do MEI de 2019”, comenta Douglas Luís Três, gerente da unidade de atendimento do Sebrae/SC.

A pesquisa apontou que 53% dos entrevistados respondeu que gostariam de aprender sobre controle financeiro. “A programação em todo estado está completa e vai garantir ao empresário a oportunidade de participar de cursos, palestras e oficinas gratuitamente”, complementa.

As orientações e os cursos serão feitos nos pontos de atendimento do Sebrae/SC em todo Estado (agências e tenda de rua), das 9h às 18h, de segunda a sexta. Para participar gratuitamente da programação e receber orientações profissionais com as consultorias especializadas, é necessário entrar em contato pelos telefones (49) 3289 1300 0800 570 0800 ou ir pessoalmente ao Sebrae, na rua Frei Rogério, 415, no Centro.

A programação completa pode ser acessada pelo site : http://sebrae.sc/semanadomei2019

 

Declaração Anual do MEI

Atualmente Santa Catarina possui mais de 326 mil microempreendedores individuais formalizados. Todos os anos, os Microempreendedores Individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada – DASN-SIMEI. Essa declaração é gratuita e informa o faturamento que o MEI teve com o seu negócio ao longo do ano. O prazo de envio encerra em 31 de maio. Dessa forma, além da programação de palestras e oficinas, durante a Semana do MEI, o empresário terá a oportunidade de fazer a declaração anual do MEI com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC.

Por Catarinas com informações Sebrae/SC