Aconteceu na tarde de quinta-feira (29), em São Joaquim, a inauguração da nova sede do CREAS, que é O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Depois de muitas diferenças administrativas, que impossibilitavam o município de São Joaquim de fazer uso deste espaço público, a administração do Prefeito Giovani Nunes conseguiu realizar a inauguração deste prédio tão importante. “Conseguimos com apoio da secretária de assistência social do estado Romanna Remor e empenho dos secretários Maurício (vice prefeito e atual secretário) Marilda Dos Santos Rodrigues, dar a população e a equipe de trabalho uma estrutura com que um Centro de Referência de Especialidades Assistência Social Merece” pontua o Prefeito Giovani.

A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. É unidade de oferta ainda do serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.