A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio investiu na revitalização de três importantes atrativos turísticos para São Joaquim. O “boneco de neve” e a “maçã” da Praça Cesário Amarante, em frente o Centro de Informações Turísticas, foram os primeiros pontos a serem revitalizados com fibra de vidro e pintura total.

 

A ação se faz necessária diante da localização estratégica para a visitação turística. Além de servirem como pontos de registros fotográficos, é importante que os atrativos estejam adequados para o paisagismo da praça.

 

Com o mesmo objetivo de melhoramento visual, o monumento ‘Manoel Joaquim Pinto’, localizado na Praça João Ribeiro, ao lado da Prefeitura, recebeu a restauração no tronco de madeira, assim como melhorias e colocação de pedra, pois algumas estavam danificadas e furtadas. Em 2020, o monumento completou 20 anos desde sua inauguração. O atrativo turístico, que conta a história do município, foi projetado e executado pelo escultor Elson Kiotaka Outuky (in memoriam). E agora, para a restauração da obra, o escultor joaquinense, Agostinho de Assis Hugen, que também foi um dos escultores que participou na execução da obra em 2000, foi contratado para fazer esse serviço de melhoramento visual. Já as melhorias na parte hidráulica e elétrica para a queda de água no tronco foi executada por funcionários da prefeitura e encontra-se em fase de teste.

 

O monumento ‘Manoel Joaquim Pinto’ tem a proposta de resgate histórico de São Joaquim, pois conta a saga dos tropeiros que desbravaram essas terras. A obra é totalmente interativa, educativa, com dados históricos e geográficos, trazendo, através de algumas curiosidades e aplicação de técnicas inéditas, uma aula de história completa aos visitantes, sejam eles cidadãos joaquinenses ou turistas.

 

Mais manutenção 

 

Para embelezar mais São Joaquim, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio em parceria com as outras secretarias também realizou diversos serviços para a manutenção de espaços públicos, a exemplo das pinturas das maçãs e bancos do Calçadão Boanerges Pereira de Medeiros. O pergolado da Praça Joao Ribeiro, alvo de pichações, também recebeu nova pintura em verniz.

 

Obras de manutenção também foram realizadas na Praça Cesário Amarante com consertos de pedras petit pavê e na Praça João Ribeiro com fixação das grades que cercam canteiros, pintura do letreiro “Eu Amo São Joaquim”, além de uma lavação completa das duas praças e dos três Calçadões na Rua Boanerges Pereira de Medeiros.

Assessoria de Comunicação