sicred
Unifique

[dropcap]O[/dropcap] pedido dos aprovados excedentes do Concurso Público nº 001-2017/DP/CBMSC para o Corpo de Bombeiros Militar realizado em 2017 é a convocação de todos os candidatos considerados aptos para o ingresso no curso de formação de soldados. O edital prevê a formação de apenas 300 soldados e manter um Cadastro Reserva de excedentes. Atualmente, cerca de 620 candidatos estão aptos, ou seja, 320 são excedentes.

Os candidatos aptos buscam apoio para que seja aberta uma nova turma com os aprovados excedentes, visto que as 300 vagas autorizadas que estão propostas no edital não equalizam a defasagem devido às aposentadorias na Corporação, já que o último concurso para ingresso de soldados foi realizado em 2013.

O efetivo da corporação, de acordo com o portal da transparência, era de 2.504 Bombeiros em janeiro de 2017, já em de dezembro de 2017 reduziu para 2.425 Bombeiros, e a previsão é que este número se reduza ainda mais devido aos ingressos à reserva remunerada previstos neste ano.

Com a redução de efetivo, os quartéis por todo estado ameaçam fechar as portas, comprometendo também o atendimento as ocorrências. Em razão disso, há a mobilização para conseguir com o governo a abertura de uma nova turma com os excedentes do concurso, tendo em vista que já passaram por todas as etapas previstas, como prova objetiva, exame médico, prova física, prova psicológica, faltando apenas o resultado da investigação social. Portanto, os excedentes estão prontos para entrar na Corporação, prestando um serviço de excelência para o Estado e para a população catarinense.

Representantes excedentes do Concurso Publico CBMSC.