De acordo com a gerência de monitoramento e alerta, a condição de frio intenso para a semana em SC. A massa de ar polar ganha força nos próximos dias e as madrugadas entre os dias 03 e 07 de julho serão mais frias, com temperatura entre -6°C e -8°C nas áreas mais altas.

Segundo o monitoramento da Defesa Civil e órgãos de meteorologia de São Joaquim, a condição de neve entre a noite de sexta-feira, 05, e madrugada de sábado, 06, está mantida. No período deve ser registrada geada nas áreas altas do Estado, como Serra e Planaltos.

A Defesa Civil intensificou a emissão de avisos e alertas sobre a queda nas temperaturas e o avanço dessa massa polar que está sobre o Estado.

A última projeção numérica vem indicando o deslocamento de uma intensa massa de ar polar, favorecendo queda brusca da temperatura a partir da tarde e noite de quarta-feira (03/07) até o final de semana. Frio acentuado com geada ampla em SC entre a quinta e sexta-feira incluindo o sábado e domingo com registro de temperaturas negativas (bem abaixo de 0ºC). Dados do Climaterra.

A Defesa Civil ainda reforça as recomendações por conta da queda nas temperaturas e da permanência do ar polar que afeta o Estado. Um cuidado especial é com pistas congeladas, onde os motoristas terão que redobrar o cuidado ao trafegar na serra.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Onda de frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.