A primeira semana de maio será marcada por frio intenso em todo o estado catarinense, com condições para geada e temperaturas negativas nas áreas serranas. A queda acentuada da temperatura será provocada pela atuação de uma massa de ar polar, após a passagem de uma frente fria pelo estado. Vale destacar que essas condições de tempo são comuns para esta época do ano, quando ocorrem os primeiros avanços de sistemas frontais para as áreas mais centrais do país e em sua retaguarda, massas de ar de origem polar começam a atuar.

No decorrer da terça-feira (05), a frente fria provoca aumento de nebulosidade e traz chuva para todo estado. Assim, com o sistema avançando sobre o território catarinense, as temperaturas começam a ter uma queda acentuada.

Na quarta-feira (06), o dia começa com nebulosidade e chuva, entretanto, as condições de tempo começam a se estabilizar no decorrer da tarde, com o avanço da massa de ar polar sobre o estado, ou seja, o sol reaparece, com sensação de frio e predomínio de ventos de quadrante sul.

A quinta-feira (07) será marcada por frio intenso em todo o estado, com possibilidade de geada no Oeste, Meio Oeste e nos Planaltos. Nas áreas mais elevadas do Planalto Sul, há condições para registros de temperaturas negativas. Entre a porção Oeste e dos Planaltos, os valores podem ficar abaixo da casa dos 5°C. Nas áreas Litorâneas e Vale do Itajaí, estão previstos valores de temperaturas mínimas abaixo dos 10°C. Estas condições de tempo se mantêm até o próximo sábado (9).

É importante ressaltar a necessidade do acompanhamento das atualizações diárias devido à incerteza inerente à previsão que ultrapassa de três dias.

Defesa Civil SC