Na próxima  terça-feira (08) e quarta-feira (09), em Urubici,  durante a programação da semana da criança, os alunos do Ensino Fundamental/ Anos Iniciais (do primeiro ao quinto ano) da Rede Municipal de Ensino,  estarão envolvidos em vasta programação no evento que preparam para receber o escritor infantojuvenil Frederico Manica que lança a sua mais recente obra, ” Pinhão, o Soldadinho Topetudo” . No período entre agosto e setembro, os alunos e professores  trabalharam com a publicação desenvolvendo uma série de atividades que apresentarão durante a visita do autor, sessão de autógrafos e bate-papo com a comunidade escolar. Além da formação de leitores o trabalho com a obra idealiza refletir aspectos da vida e do cotidiano em que os alunos estão inseridos e a relevância da realidade e memória local.

 

   “Pinhão, o soldadinho topetudo”, foi inspirado na milenar floresta de araucárias,  e nos cenários vivos e mutantes das paisagens serranas. Visitante frequente de Urubici, o autor conta  a história de uma sementinha de pinhão que se tornou um guardião da natureza. O livro é também um tributo a coragem de Mama Bugra, descendente dos Xoklengs, que perdeu seus pais e irmãos durante os primórdios da colonização da região e sobreviveu bravamente.  “Um livro que narra uma trajetória de superação e apresenta um caminho de possibilidades àqueles que não desistem jamais, dos sonhos e ideais”, enfatiza o autor. E, de quem deseja ser sementes de prosperidade de outras gerações.

 

   No livro, o autor Frederico Manica e o Ilustrador Alexandre Torrano (Tora) reverenciam um dos mais lindos cartões postais do Brasil, a região serrana de Santa Catarina. A narrativa instiga conhecimentos da origem deste povo, o imaginário social,  aspectos de sustentabilidade, expressos na valentia e coragem do herói desta história, personagem que resiste depois de lutas e bravuras em meio a natureza exuberante da serra. Compartilhando com seus nativos uma região mais acolhedora e protegida por  ideais de perseverança e de dedicação ao legado.

 

   O evento  é realizado pela parceira  com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Urubici através do Secretário Municipal, Hélvio Arilson Beckhauser e sob a  orientação da Coordenadora Pedagógica, Flávia Wroblescki e do Programa Lê Brasil* – “Uma oportunidade. Cada leitor uma muda. A cada leitura, infinitas sementes” visando contribuir  para o desenvolvimento social, para a difusão do conhecimento através do livro e do incentivo à leitura e é por isto que já está sendo lançado também em outros municípios e estados.

 

Sobre o autor e suas obras:

 ( ttps://pt.wikipedia.org/wiki/Frederico_Manica)

                Frederico Manica, 45 anos, reside em Florianópolis, além de escritor é  instrutor de skate. Além da mais recente obra, “Pinhão, o soldadinho topetudo” é autor da  coleção de histórias infantojuvenis “As aventuras radicais da turma da Florinda e da Florisbela” ( www.florindaeflorisbela.com.br) todas pela Cinco Continentes Editora https://www.5continentes.com.br/. Temas e inquietações  que permeiam o cotidiano da infância e da juventude e o incentivo a prática de atividades esportivas estão na essência de suas obras. Este ideal de incentivo à leitura, a educação e o esporte são para ele fundamentais na formação de cidadãos comprometidos com o futuro do país e com o outro.

 

CONTATOS: Ass. de imprensa e divulgação:

Luciana Vaz Rossato (49) 991744502 (jornalista Lê Brasil – Cinco Continentes Editora)

Frederico Manica (48) 9911304008  e (051) 982021992 – (Escritor e Instrutor de skate)