A Polícia Militar de São Joaquim, realizava rondas pela cidade, com a guarnição  compostas pelos PMS, Sd Castro e Sd Werplot, quando observaram na rua Inácio Palma, bairro Santa Cruz um  veículo GM Tracker Branca, estacionado  em frente à uma residência. Tendo em vista informações sobre um automóvel clonado com as mesmas características, foi procedida a averiguação. Realizando consultas aos itens de identificação foi possível constatar diversas inconsistências, culminando com o registro de roubo do veículo no estado do RS.

Sabendo que o autor possuía em sua residência na localidade de Varginha, distante aproximadamente 30 Km do centro outros veículos, foi solicitada autorização para proceder nova averiguação.

Na fazenda foi encontrado um Ford Ka SE que também possuía diversas divergências nos itens de identificação, além de ter o número do motor suprimido. Foi possível identificar com apoio do Ten Bensi (Porto União) que o veículo original encontrava-se na residência da proprietária, na cidade de Sombrio.

Também no local havia um caminhão Mercedes Benz 1620. Como se trata de um veículo de grande porte, impossibilitado de ser movimentado por falha mecânica foi fotografado e permaneceu na fazenda do autor. Restaram dúvidas quanto ao lacre da placa do caminhão que foi fotografada em detalhe e anexada ao boletim.

Sendo assim, o autor foi conduzido até a delegacia de Polícia Civil de São Joaquim para as providências cabíveis, juntamente com os veículos GM Tracker e Ford Ka SE.