[dropcap]A[/dropcap]conteceu na sexta-feira, dia 20 de Abril, na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Unidade de Suporte Básico de São Joaquim, uma reunião que recebeu a visita da Gerência Estadual do órgão,  para apresentação do novo modelo de gestão do serviço, que contempla a integração do SAMU com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, visando a otimização da disponibilidade das viaturas, uma melhor eficácia no atendimento, melhor tempo reposta, bem como, a redução de custos com infraestrutura e logística.

No modelo de gestão anterior do SAMU, as Unidades de Suporte Avançado – USA são administradas por uma associação civil, de natureza filantrópica, reconhecida como entidade de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal que recebe o repasse do Governo do Estado de Santa Catarina e administra o serviço. Já as Unidades de Suporte Básico – USB permanecem administradas pelos municípios, que recebem o recurso diretamente do Ministério da Saúde. As ligações de emergência chegam através do número 192, em uma central regional de regulação de urgência onde o solicitante é atendido pelo TARM, orientado por um Médico Regulador que irá estabelecer a gravidade e o suporte adequado para o atendimento e simultaneamente irá despachar a viatura adequada para o atendimento através do RO, solicitando apoio de outros serviços (polícia militar, bombeiros) quando necessário.

No novo modelo, SAMU e Bombeiros estarão juntos, integrando em primeiro momento as Unidades de Suporte Avançado, e progressivamente, também, as Unidades de Suporte Básico. Desta forma, o serviço de APH atuará junto, de maneira a aperfeiçoar o tempo resposta, visto que o médico regulador do SAMU também irá regular os bombeiros, e a unificação da central irá sistematizar os atendimentos.

As mudanças propostas iniciaram em 2017 e pretendem ficar ainda mais fortes em meados de 2019, observando a adaptação do serviço e da comunidade, em consonância com os resultados obtidos.

Estavam presentes na reunião o Gerente Estadual do SAMU Sr. Coronel João Batista Cordeiro Jr., a Assistente Operacional Sra. Juliana Brasil, a Coordenadora de Enfermagem Estadual Sra. Adriana Martins, o Coordenador Médico da Central Regional de Urgências Sr. Leonardo Augusto Coelho, a Coordenadora da Unidade de Suporte Básico Sra. Paula Ferreira Mattos, o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de São Joaquim  Sr. Nilton Mendes Nunes Jr., o Gerente de Enfermagem do Hospital de Caridade Sagrado Coração de Jesus Sr. Roberto Eliéser Silvério Zanch, representando a Secretaria Municipal de Saúde o Sr. José Teodoro de Sena Amaral e os demais integrantes das equipes assistências do SAMU (USB e USA) e Corpo de Bombeiros Militar (ASU).

A Coordenadora da USB 02 – SAMU, Sra. Paula Ferreira Mattos agradece fortemente o apoio e patrocínio da Empresa A Casa do Vinho, através do Sr. Vilson Borges e da Cooperativa SANJO, pois, é através do comprometimento dos senhores, que podemos galgar sobre nossos obstáculos, sabendo que apesar das dificuldades, temos o apoio da comunidade e de pessoas que visualizam o futuro e o desenvolvimento do nosso município.